357043836 Fornos Sarkis

5790 palavras 24 páginas
Fornos

1. Introdução:

Na industria de petróleo e petroquímica, em diversas fases de seu processamento, o produto que está sendo processado precisa ser aquecido antes de entrar na torre ou reator.

Os equipamentos que fazem este aquecimento, tem os mais variados nomes, entre eles os mais conhecidos são os seguintes: forno, retorta, aquecedor, fornalha, aquecedor de chama direita, etc.

Os fornos são projetados para o aquecimento de uma determinada carga, através de chama direta ou indireta, pela queima de combustível nos maçaricos e aquecimento da carga ou produto, que passa internamente nos tubos.

Em refinarias de petróleo constituem um conjunto importante de equipamentos com tipos dos mais variados.

Na maioria dos casos tais equipamentos se constituem críticos para a campanha das unidades operacionais e em função deles são estabelecidas as paradas das mesmas , de acordo com uma programação pré – estabelecida ou em emergência.

2. Tipos e Descrição:

2.1. Tipos

Há três tipos principais de fornos, classificados segundo a posição dos tubos da serpentina de aquecimento.

- Horizontais
- Verticais
- Mistos

2.1.1 - No tipo horizontal são considerados os fornos em que os tubos da serpentina para o aquecimento da carga tanto da seção de radiação como da seção de convecção são distribuídos horizontalmente:
2.1.2 – Os fornos do tipo vertical são aqueles em que os tubos de serpentina de aquecimento tanto da seção da radiação como da seção de convenção são dispostos verticalmente. A fig. 11.66 apresenta um forno deste tipo, e que são utilizados na unidade destilação atmosférica.
2.1.3 – O tipo misto é aquele em que os tubos de serpentina de aquecimento da seção de radiação são verticais e da seção de convecção são horizontais. Apresentamos na fig.11.67 esquemática de um forno classificado segundo este tipo
As serpentinas de aquecimento da seção de convecção nem sempre são utilizadas para aquecimento de hidrocarbonetos, muitas vezes são

Relacionados