356512458

995 palavras 4 páginas
EXPERIÊNCIA :
“ESTUDO DE UM ORIFÍCIO
DE BORDO DELGADO”

NOME
Número

1- Objetivo

Determinar a vazão (Q) através do orifício de bordo delgado em diferentes espaços de tempo (t), diferentes níveis (h) e em diferentes variações de energia, provocada pelo elemento primário (orifício). Demonstrar graficamente os respectivos coeficientes (contração, velocidade e vazão) em função dos Reynolds (Ret) estabelecidos. Representar também, graficamente, a curva de calibração.

2- Base Teórica

Primeiramente, calculou-se a área do orifício (Ao) através do diâmetro dado (Do = 8mm). Essa área foi estabelecida pela seguinte fórmula: Ao = .Do2 4

Em seguida calculamos a área do tanque (At), onde também foi dado o diâmetro do tanque (220 mm). A área foi estabelecida pela mesma fórmula anterior.
Após determinar as áreas, calculamos as velocidades (teórica e real) para que pudéssemos calcular a vazão e o Reynolds (Ret). As velocidades são representadas pelas seguintes fórmulas:

Velocidade Real: vr = x e Velocidade Teórica: vt =

Após obter esses dados, podemos calcular as vazões (real e teórica), onde elas irão variar de acordo com os dados obtidos. No cálculo da vazão real, podemos chamar de “k” o produto de “h” com “At” (área do tanque), pois eles são constantes. Portanto:

h x At = 0,07 x 0,03 => k4 = 2,1 x 10-3

Por conseguinte concluimos que, a vazão real varia de acordo com o tempo. Tal vazão foi determinadas através das seguinte Conceito:

Vazão Teórica: Qt = vt.Ao e Vazão Real: Qr = h x At

Relacionados