3560114101162990165

618 palavras 3 páginas
Aristóteles
Foi aluno de Platão, mas não seu discípulo incontestável. O filósofo assumiu em seu campo de estudo a totalidade do conhecimento objetivo, buscando uma exposição e uma delimitação sistemática das ciências particulares. Ele também contribuiu para formular o que denominou Primeira Filosofia: a ciência do ser, a qual, por conta da sua conexão com o ser em si, subsidiaria todas as ciências particulares e seria, portanto, fundamental. Este pensador escreveu extensamente sobre lógica, física, história natural, psicologia, política, ética e artes.

Lógica:
Aristóteles fundou um sistema lógico que tornou-se a base dos estudos. O filósofo entendia a lógica como um tipo e ferramenta geral para estudos e aquisição e conhecimento de todos os tipos. Seus escritos sobre o tema são como Organon, que quer dizer instrumento ou ferramenta
A característica central de sua lógica é o silogismo, definido por ele como sendo “um discurso no qual, dadas certas premissas se extrai uma conclusão consequente e necessária, por meio das premissas dadas”.

(silogismo: Lógica. Raciocínio que se pauta na dedução, composto basicamente por duas premissas ou preposições (maior e menor), a partir das quais se alcança uma conclusão)
(premissas ideia ou fato inicial de que se parte para formar um raciocínio ou um estudo maior e menor)

O sujeito da proposição (“todos os homens”) pode relacionar-se com seu predicado (“são mortais”) Categoria de Qualidade Todos os homens são mortais. Vvvbb Categoria de Substância
Sócrates é homem.

Logo, Sócrates é mortal.

Se as premissas de um silogismo são

Se as premissas de um silogismo são verdadeiras

Relacionados