35578454092

752 palavras 4 páginas
Diac e Triac

DIAC Conceito: Um diac é um comutador de onda completa ou bidirecional que dispara nos dois sentidos e ambas as polaridades.
Características gerais: Conduz corrente apenas quando a tensão atinge o valor de disparo e não conduz quando a corrente elétrica é menor que o valor característico, denominada corrente de corte. Tem o mesmo comportamento em ambas das direções. Diac significa (diode AC switch – diodo comutador AC). O diac é usado normalmente para ativar um Triac ou um Tiristor.
Aplicação: O diac é normalmente utilizado, como dispositivo de disparo de triacs e tiristores em circuitos de controle de intensidade luminosa, aquecimento, velocidade de motores e aplicações semelhantes. Uma das aplicações do diac são os circuitos Dimmer(regulação de intensidade de luz).
Construção: É composto por três camadas (PNP), a sua construção assemelha-se a de um transístor bipolar, porém difere na dopagem do cristal N. O circuito equivalente de um diac é um par de díodos de quatro camadas em paralelo.

Princípio de funcionamento: Para passar do estado de bloqueio para o estado de condução, é preciso ultrapassar a tensão de ruptura (VR), rompendo assim, a junção polarizada inversamente, podendo a corrente fluir em ambos sentidos. Para voltar ao estado de bloqueio, basta remover a tensão por alguns instantes. Para interromper a condução de um diac, reduz-se a corrente para um valor abaixo do valor de manutenção, especifico do componente.

Conceito
Um TRIAC, é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR/tiristores) ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo ligados juntos. Este tipo de ligação resulta em uma chave electrónica bidirecional que pode conduzir a corrente elétrica nos dois sentidos. O TRIAC faz parte da família de tiristores.
Características Gerais
*Utilização de um só componente e, portanto, um só dissipador.
*Circuitos de disparo mais

Relacionados