355501540167

2060 palavras 9 páginas
Organização escolar na Educação Infantil

Quando se propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Cuidar e educar são impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão por inteiro do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, da infância.
Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. Cuidar e educar significa entender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
Os professores e os pedagogos também tem uma difícil tarefa: Lidar com a discriminação em sala de aula. Cabe ao regente da classe (o professor), trabalhar com seus alunos sobre este assunto e cabe ao pedagogo auxiliar o professor nesta difícil tarefa. O maior tipo de descriminação se faz pala maneira de falar, pois em uma sala há alunos tímidos, de sotaques diferentes, gagos. Então há a necessidade de socializar os alunos e fazer com que eles tenham a consciência que somos todos iguais, mas que temos características diferentes e que devemos respeitar uns aos outros. É necessário também que o responsável pelo aluno tenha consciência das dificuldades que o professor e o aluno têm em sala de aula, pois desta maneira ele poderá auxiliar também no desenvolvimento.
No entrando as políticas voltadas para a Educação Infantil, são uma temática que vem ganhando espaços significativos tanto em âmbito nacional, tanto estadual quanto no municipal, tendo em vista a elaboração e aprovação de um conjunto de documentos implementados para esse setor que vem contribuindo

Relacionados