353707 Projeto Tcc

1204 palavras 5 páginas
UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
Grasieli Cerbatto
Gestão Escolar

INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

1 TEMA: GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE NAS AÇÕES E DECISÕES DA ESCOLA.

2 PROBLEMA:
Qual a importância da relação família- escola no processo educacional? Como sensibilizar os pais para assumirem sua responsabilidade no tocante ao acompanhamento, incentivo e orientação na aprendizagem escolar de seus filhos?
3 JUSTIFICATIVA
Cada vez mais a sociedade vem reivindicando a construção de uma escola democrática e adequadas a realidade de um novo contexto, mas para que esta gestão seja consolidada é necessário a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar, ou seja, pais, alunos, professores, funcionários equipe pedagógica e direção.
A vida moderna tem exigido muito do homem, a corrida contra o tempo faz com que se distancie mais da família e muitos pais estão transferindo para a escola a responsabilidade de educar seus filhos. É fundamental que as famílias reservem um tempo para estarem presentes na rotina dos filhos na escola. Isto faz toda a diferença para o bom desempenho da criança em seu processo de desenvolvimento como cidadão. Além disso, as conversas em casa sobre o convívio com colegas e mestres, também são partes essenciais.
É evidente que cabe a escola dar continuidade ao processo de formação moral aos seus alunos, mas a base sólida pertence à família. A legislação estabelece que a família deve desempenhar seu papel educacional e não incumbir apenas à escola a função de educar. O artigo 205 da Constituição Federal afirma:
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988/ Art.205).

O envolvimento das famílias contribuirá significativamente para uma educação de sucesso. A parceria da

Relacionados