352930620141

903 palavras 4 páginas
SERVIÇO SOCIAL : A ILUSÃO DE SERVIR

O capitalismo é etendido em três vertentes:

Logo, para Wener Sombart o "espirito capitalista" é empreendedor e racional, depende das atitudes econômicas e da época em questão;

A segunda vertente descende da Escola Histórica Alemã , que para eles o capitalismo é derivado de uma organização da produção, visando o movimento entre o mercado e o lucro.

Para Karl Marx o capital são as relações sociais e o capitalismo o meio de produção caracterizado pela dominação de uma classe sobre a outra, transformando a força de trabalho em mercadoria.

A história do capitalismo é a história das classes social; estas constituem o elemento fundamental para se compreender tanto o capitalismo em si mesmo considerado quanto a marcha histórica da humanidade, profundamente relacionada com seus conflitos, antagonismos e lutas, estas últimas em especial, verdadeiras forças motrizes daquela marcha.

É dificil determinar um inicio para o capitalismo. Ele se expande entre o século XVII á XIX (exemplo: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL).
Durante esse tempo surgiu novas invenções tecnológicas , simbolo do capitalismo industrial. Desde o advento da máquina a vapor e do tear mecânico, verdadeiros símbolos da Revolução Industrial, a sociedade não podia mais ser pensada senão a partir do princípio do movimento. Nada era estavél, tudo se revolucionava a cada momento.

O mercado precisava cada vez mais mão-de-obra , mas a força de trabalho era cosiderada apenas mercadoria. No mercado a burguesia era a minoria que seguia com a idéia fixa de expadir e consolidar a moda burguês de produção. (crescente concetração de meios de produtos e lucros). Sendo assim , os operariados a maioria , (só possuíam a força de trabalho e a vendiam aos burgueses sua própria sub sistência.

Aos poucos os trabalhadores começaram a se dar cota de sua importância para a burguesa e começaram a se

Relacionados