345679820

3327 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi criado com o objetivo de compreensão sobre conhecimentos específicos na área de estrutura salarial.
Sabemos que em tempos atuais o gestor de recursos humanos tem que estar atento a todas as mudanças que abrangem tanto o cenário das empresas (mercado) como os pontos estratégicos para fidelização dos melhores colaboradores para a empresa. Para isso temos que desenvolver algo condizente com a empresa em questão e competitivo em todo mercado externo.
Por isso é de valia apresentar nesse trabalho alguns métodos de estrutura salarial que faz com que a empresa tenha equilíbrio tanto interno como externo. Os métodos que são de maiores conhecimento são os métodos de avaliação de cargos por escalonamento ou predeterminados, método de avaliação por pontos e método de avaliação de cargos por comparação de fatores.
Alem disso, estaremos abordando os principais termos utilizados para o desenvolvimento desses métodos para assim, atingirmos o sucesso no desenvolvimento da estrutura salarial de uma organização.

1. ESTRUTURA SALARIAL

Realizada a pesquisa salarial e a avaliação de cargos a próxima etapa constitui-se na elaboração da estrutura salarial.
Estrutura salarial é a organização de uma progressão salarial em função da crescente valorização dos cargos resultante do processo de avaliação. Na estrutura salarial é utilizada uma serie de termos técnicos, que estão definidos e apresentados no quadro 01. A representação gráfica desses termos é mostrada no quadro 02. Esses termos são comumente utilizados pelas empresas, mas é possível encontrar organizações que utilizem termos diferentes para os conceitos apresentados.

1.1 DEFINIÇÕES DOS TERMOS UTILIZADOS NA ESTRUTURA SALARIAL

Estrutura salarial: é a organização de uma progressão salarial em função da crescente valorização dos cargos resultante do processo de avaliação.
Curva de referência: é a curva resultante da equação de regressão obtida pelo processo

Relacionados