345.543.345-05

457 palavras 2 páginas
Períodos da Globalização

1450-1850 Primeira fase ->Expansionismo mercantilista (economia mundo européia)
1850-1950 Segunda fase -> Expansionismo Industrial imperialista e colonialista pós-1989 Globalização recente -> Cibernética-tecnológica-associativa acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.)
1º As monarquias absolutistas que concentram enorme poder e mobilizam os recursos econômicos, militares e burocráticos, para manterem e expandirem seus impérios coloniais. A doutrina econômica desta primeira fase foi o mercantilismo, adotado pela maioria das monarquias européias para estimular o desenvolvimento da economia dos reinos. Ele compreendia numa complexa legislação que recorria a medidas protecionistas, incentivos fiscais e doação de monopólios, para promover a prosperidade geral. A produção e distribuição do comércio internacional era feita por mercadores privados e por grandes companhias comerciais (as Cias. inglesas e holandesas das Índias Orientais e Ocidentais) e, em geral, eram controladas localmente por corporações de ofício.
2º Os principais acontecimentos que marcam a transição da primeira fase da globalização para a segunda dão-se nos campos da técnica e da política. A partir do século 18, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. A máquina à vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor) Conseqüentemente esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças, sua associada e, por vezes amplamenente dominante, e não mais das motivações dinásticas-mercantís. Será a grande burguesia industrial e bancária, e não mais os administradores das corporações mercantis e os funcionários reais quem liderará o processo. Só restam depois da 2ª Guerra, as superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética.
3º No decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da

Relacionados