34475789

2311 palavras 10 páginas
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Economia.

Orientador: Prof. Diógenes Lopes Barbosa

Seabra
2013
MICRO E MACROECONOMIA
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários á sobrevivência e à qualidade de vida. Para explicar melhor a economia ela se dividiu em dois grandes blocos a microeconomia e a macroeconomia.
A Microeconomia está mais relacionada à economia da empresa e ela estuda oferta, demanda o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da firma e a teoria do consumidor.
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos tais como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Oferta refere-se às várias quantidades de bens e serviços que os empresários desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. A função de oferta mostra uma correlação direta entre a quantidade ofertada de um produto e seu nível de preços.
Quando ocorre um excesso de ofertas (um maior número de produtos à venda do que de consumidores para consumi-los), os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda (muitos consumidores para comprar um número pequeno de determinado produto), os consumidores estarão dispostos a pagarem mais caro pelos produtos escassos. Assim, existe uma tendência ao equilíbrio, não existindo pressões para

Relacionados