34387 39032 direitosdaCrianca

573 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Unidade de Aprendizagem: Recife
Curso: Segurança Pública
Professor:
Nome do aluno: Hermes Borges da Silva Neto
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 01

Leia o artigo intitulado "Adolescência e Ato Infracional", disponível na midiateca, e escreva um texto, entre 10 a 15 linhas, uma breve reflexão sócio-jurídica sobre os fatores que influenciam os adolescentes à prática de atos infracionais. (2,5 pontos)

Resposta – é na adolescência que o ser humano entra na fase de conflitos. O imediatismo pelo consumismo é a principal causa de atos infracionais. É nessa fase da vida que a família tem que se mostrar presente e estruturada para entender o adolescente. Quando ele não encontra esse apoio na família, vai buscar

Questão 02

Responda, entre 6 a 10 linhas, que mecanismos o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece para a viabilização da proteção integral das crianças e adolescentes? (2,5 pontos)

Resposta – De acordo com o que dispõe o artigo três do ECA – A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei. E artigo quinto, diz que – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Esses dois artigos são apenas alguns dos mecanismos pensados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente oriundos da constituição de 1988, onde já existia uma corrente de reformulação de leis ultrapassadas que de certo modo não garantiam direitos básicos dessas crianças e adolescentes.
Questão 03

Quais as principais

Relacionados

  • 34387 39032 DireitosdaCrianca
    916 palavras | 4 páginas