343574

6625 palavras 27 páginas
ÍNDICE
1. Introdução
2. Os autores e as teorias do modelo behaviorista
2.1 Os percursores
2.1.1. Edward Lee Thorndike
2.1.2 Ivan Petrovich Pavlov
2.2 Os behavioristas
2.2.1 John B. Watson
2.2.2 Frederic B. Skinner
2.3 Os neo-behavioristas
2.3.1 Edwin Guthrie
2.3.2 Clark Hull
2.3.3 Edward C. Tolman
2.4 O modelo unificado do behaviorismo
3. Críticas ao modelo behaviorista
4. Tabela Cronológica
5. Conclusão
6. Referências bibliográficas

1. Introdução
O behaviorismo foi uma das mais proeminentes correntes da psicologia, que em grande medida, e graças à sua abordagem objectiva e mecanicista, contribuiu para que a psicologia fosse encarada como uma ciência experimental.
O objectivo deste trabalho é apresentar os nomes, as experiências e as teorias que levaram ao aparecimento do behaviorismo, assim como realçar os pressupostos teóricos defendidos pelos seus protagonistas.
Pavlov, Watson e Skinner (entre outros) são nomes de destaque na história da psicologia, e procuraremos explicar a razão da sua celebridade.
Termos como «reflexo» e «condicionamento» são palavras-chave no estudo da psicologia até aos dias de hoje, demonstrando assim a importância do behaviorismo na psicologia enquanto ciência. Propomos também elaborar um pouco sobre o seu significado. Ao longo da história da psicologia, o behaviorismo foi alvo de diversas críticas, e chamamos a atenção para aquelas que mais se destacaram. Seguidores das correntes analítica e gestaltista foram talvez os mais severos críticos deste modelo.
Apresentaremos os seus principais argumentos.

2

2. Os autores e as teorias do modelo behaviorista
2.1. Os percursores
Foi no final do sec. XIX que foram dados os primeiros passos para o aparecimento da corrente behaviorista da psicologia. Por razões distintas e com outros objectivos, os estudos e experiências de Edward L. Thorndike e Ivan Pavlov acabaram por fornecer dados que se revelaram fundamentais para o aparecimento, anos mais

Relacionados