34355844838

1218 palavras 5 páginas
Faculdade Mozarteum de São Paulo
Rua Nova dos Portugueses, 365/368- São Paulo Capital - Fone (011) 2236-0788- CEP 02462-080

Trabalho de Alfabetização e Letramento II

Resumo e Análise do Caminho de Santiago - Alfabetização em Processo

Professora Rita
2º Semestre de Pedagogia

Aluna:Stéphany Gonsalves nº16

O Caminho de Santiago

Emilia Ferreiro no livro alfabetização em processo descreve toda a trajetória de alfabetização de uma criança chamada Santiago, onde percebeu que havia uma diferença no entendimento delas do que está escrito para o que se pode ler, se as crianças trabalhassem a partir das suposições básicas da escrita convencional poderiam encontrar um significado de cada bloco ou segmento de letras, mesmo sem poder decifrar , entendem que somente os objetos (figuras) mencionados estão escritos. Vamos observar o caminho que Santiago percorreu na alfabetização:
Aos 2 anos de idade, Santiago já acompanha leituras porém nessa idade ele ainda pensa que o leitor esta lendo a figura.
Aos 2 anos e 3 meses Santiago ainda pensa que ao ler a pessoa esta lendo as figuras, porém já consegue distinguir marcas ou rótulos comerciais como o da Pepsi- Cola, ele já entende que no rótulo da garrafa e na tampa está escrito Pepsi- Cola e entende que onde esta colorido, mas não há textos e figuras não esta escrito nada.
Após 2 meses, Santiago já sabe que ao ler a pessoa lê o texto e não as figuras. Porém ainda não sabe distinguir letras de números, para Santiago a figura ilustra a estória e a leitura é feita pelo texto.
Com incentivo, Santiago diz querer escrever então com ajuda de um familiar Santiago escreve seu nome com letras maiúsculas esse familiar soletra as letras passando informações de nomes conhecidos, por exemplo: S de Santiago, A de Anne, N de Nelson, etc. Com 2 anos e 7 meses, Santiago já reconhece diversas letras e distingue com certeza as letras do texto e a quem pertence.
Santiago já sabe que para escrever um nome, por exemplo,

Relacionados