3432454535

1419 palavras 6 páginas
Paradigma lógico
Conceito:
Programação lógica é um paradigma de programação que faz uso da lógica matemática. John McCarthy, um famoso cientista da computação estadunidense foi o primeiro a publicar uma proposta de uso da lógica matemática para programação.
A programação lógica é uma ideia que tem sido investigada no contexto da inteligência artificial pelo menos desde o momento em que McCarthy propôs: "programas para manipular com sentenças instrumentais comuns apropriadas à linguagem formal (muito provavelmente uma parte do cálculo de predicado)". O programa básico formará conclusões imediatas a partir de uma lista de premissas. Essas conclusões serão tanto sentenças declarativas quanto imperativas. Quando uma sentença imperativa é deduzida, o programa toma uma ação correspondente. A logica de programação é utilizada quando se pretende realizar alguma função ou um esquema lógico por meio de parâmetros e metas.
A primeira linguagem de programação lógica foi a Planner, a qual permitia a invocação orientada a padrões de planos procedimentais de asserções e de objetivos. Com a necessidade de adaptação aos sistemas de memória muito limitada, que eram disponíveis quando ela foi desenvolvida. A linguagem Planner usava estruturas de controle de backtracking, de tal forma que apenas um único caminho computacional tinha que ser armazenado por vez. Em seguida, o Prolog foi desenvolvido como uma simplificação do Planner que permitia a invocação orientada a padrões apenas a partir de objetivos (também baseado em backtracking).
A partir do Planner, foram desenvolvidas as linguagens de programação QA-4, Popler, Conniver, e QLISP. As linguagens de programação Mercury, Visual Prolog, Oz e Frill, foram desenvolvidas a partir do Prolog. Atualmente existem linguagens de programação lógicas concorrentes (não baseadas em backtracking) derivadas do Planner (por exemplo, a Ether) e derivadas do Prolog.
Nesse paradigma programas são relações entre Entrada/Saída. Possui estilo

Relacionados