34017 684 1 493907 26255 34017 Filosofia

745 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Filosofia
Curso:
Professor: Flavio Alexandre Hobold
Nome do aluno:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Considere a situação em que você está em uma roda de amigos e, de repente, o assunto é sobre a Filosofia. Entre as diversas posições, as seguintes foram propostas:
- "A Filosofia é só doidice, maluquice mesmo...".
- "A Filosofia não contribui de modo algum para a nossa vida, ela é inutilidade pura...".
Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no máximo 15 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao "desequilibrado" e oposto ao "inútil". (3,0 pontos)
R: A filosofia, ao contrário do que diz os argumentos anteriores, é uma ferramenta muito útil. Ela é usada para pensar ordenadamente e de forma racional sobre tudo ao nosso redor. Nos tempos antigos, antes de Aristóteles, eram comuns as explicações sobre as coisas se aterem à religião. Respostas como “Deus quem fez” ou “porque Deus quis” eram muito comuns, mais comuns, inclusive, do que hoje em dia. Com o passar dos tempos, foram surgindo os primeiros filósofos e, com estes, os questionamentos sobre oque nos cerca foi aumentando. O estudo das relações de causa e consequência foi aprofundado. Não eram mais admitidas respostas ligadas a entidades divinas. Tudo era raciocinado e teorizado. Pode-se dizer que a filosofia ajudou bastante o crescimento da ciência, devido a essa necessidade de encontrar respostas racionais. 2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Ciência e que, depois de uma comunicação proferida por você, alguém tenha lhe proposto as seguintes questões:
a) "Todas as suas conclusões são fracas ou inadmissíveis...".
b) "Suas premissas carecem

Relacionados