340122031

2438 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANACI MORAIS DOS SANTOS

Trabalho virtual

Santo Antônio de Jesus.
2013

ANACI MORAIS DOS SANTOS.

Trabalho virtual

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia da UNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Maria Sueli e da tutora Prof.ª Tatiana Politano.

Santo Antônio de Jesus.
2013

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL
Questão 1- A Educação Especial, na opinião de
Bueno (1997, p.38), surgiu no final do séc. XVIII, para atender a dois interesses contraditórios, que são: “oferecer escolaridade a crianças anormais, ao mesmo tempo em que serve de instrumento básico para a segregação do indivíduo deficiente”. Considerando as idéias do autor e com base no conteúdo estudado, construa um texto (12 a 15 linhas) que aborde os seguintes aspectos:
As pessoas com necessidades especiais sempre sofreram exclusão, sendo em alguns momentos da história exterminadas, na maior parte do tempo segregadas e muito poucas vezes incluídas, primeiro houve a vontade de retirar as pessoas com deficiências do convívio social, depois decidiram por dar-lhes escolaridade, ainda nos dias atuais muitos espaços voltados para ofertar educação especial serve para segregar, o que justifica a criação da Política Nacional De Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva, o longo histórico de exclusão, de abandono e segregação precisa ser vencido pela inclusão, a referida política diz:
“Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de

Relacionados