33979 652300 Atividadesroteiro1

304 palavras 2 páginas
1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.

Em 1930 na era Vargas inicia-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidades a partir do agrupamento de três ou mais faculdades. Assim neste mesmo ano surgem as universidades com a proposta de superar o simples agrupamento de faculdades.
Este fenômeno só ocorreu devido ao processo de industrialização e urbanização.

2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade? Uma universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. Uma universidade provê educação tanto (graduação) quanto (pós-graduação). Segundo Mazzari Júnior "as universidades gozam de autonomia para executar suas finalidades, em estrita observância ao texto constitucional, porém este direito não proíbe o Estado de verificar o uso desta prerrogativa nas atividades que lhes são próprias."
Para o aluno, principalmente, isso faz toda a diferença, tanto na excelência da formação como no reconhecimento do mercado. Porque só uma universidade é completa ao aliar ensino, pesquisa e extensão, além de atender às exigências de qualificação do corpo docente.

3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.

Neonapoleônicas- são unidades isoladas destinadas a formação de técnico- profissional dando ênfase ao ensino. Neohumboldtianas- são voltadas para a formação

Relacionados