33500650000179

2621 palavras 11 páginas
Nome vulgar

Guaco

Nome científico

Mikania glomerata Sprengel

Sinonímia vulgar

Guaco- Iiso, guaco-de-cheiro, guaco cheiroso, cipó caatinga, huaco (Paraguai).

Sinonímia científica

Cocalia trilobata, Eupatropium bupleurifolium, Mikania amara, Mikania aspera, Mikania attenuata, Mikania cordifolia, Mikania guaco, Mikania hederaesfolia, Mikania laevigata, Mikania populifolia, Mikania satueiaefolia, Mikania triangularis, Willoughbya glomerata, Willoughbya parviflora.

Família: Compositae

Origem: Qualifarma, farmácia de manipulação e homeopatia.

Descrição macroscópica

A planta é subarbusto silvestre, escandente, de folhagem densa e perene, com caule cilíndrico, ramificado e glabro. Quando seco, o caule apresenta fratura fibrosa e aspecto estriado no sentido longitudinal, enquanto que, estando jovem, apresenta coloração verde-claro passando a arroxeada e a cinzento-escura nas partes suberificadas. As folhas são pecioladas, cordiforme- deltoides, oval-lanceoladas, tri ou penta nervadas, agudas no ápice e de base arredondada ou subcordada. Mede de 10 a 15 cm de comprimento por até 5 cm de largura. As margens são inteiras, e um tanto sinuosas. O limbo é glabro e luzidio sobre ambas as páginas, sensivelmente lobado; contém de 3 a 5 nervuras básicas oriundas do ápice do pecíolo que mede de 3 a 6 cm de comprimento.
As flores são esbranquiçadas e carnosas, dispostas em inflorescência panícula tirsoide, com até 30 cm de comprimento, onde os capítulos se encontram reunidos em glomérulos. ( Oliveira,et.al. 1998)

Descrição microscópica

A epiderme glabra é formada, na página superior de células poligonais, de paredes levemente curvas e na inferior de células de paredes ondeadas. Os estômatos são do tipo anomocítico e providos de 3 a 4 células paraestomacais, e ocorre exclusivamente na epiderme inferior.
Ambas as epidermes contém pelos glandulosos, unisseriados, pluricelulares, recurvados do tipo geral das Compostas, mais frequentes

Relacionados