33461250848

836 palavras 4 páginas
UNICOC - UNIÃO DOS CURSOS SUPERIORES COC
CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Gisele Scarabello Rosmann RA: 166.376
Ieda Lara Marques RA: 158.269
Ismênia Fernanda da Silva Cunha RA: 156.725
Jaqueline Roberta Marques RA: 155.488

20 de Setembro de 2012
Jundiaí - SP
UNICOC - UNIÃO DOS CURSOS SUPERIORES COC
CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Trabalho apresentado à União dos Cursos Superiores COC, no curso de Gestão Financeira, na disciplina de Projeto Interdisciplinar, sob orientação do professor Daniel Caixe.

20 de Setembro de 2012
Jundiaí – SP
1. Introdução

Empreendedorismo é termo utilizado para identificar o individuo que inicia uma organização, o processo de criar algo diferenciado e com valor, dedicando esforço e tempo necessário, assumindo riscos financeiros e as consequências e satisfação econômica e pessoal.
Apesar do empreendedorismo não exigir que a pessoa seja inovadora, a inovação exige do inovador o espírito empreendedor, a inovação é a descoberta que é aceita pelo mercado, é a exploração de novas ideias para obter o sucesso.
Inovação é a implantação de um produto ou melhora de um produto já existente, um processo, um método de marketing, um novo método de organização de negócios, trabalho interno ou externo de uma empresa.

2. Surgimento da Inovação e do Empreendedorismo no Brasil

A evolução das estratégias das empresa teve inicio na década de 60 onde perceberam que a evolução era algo necessário para o crescimento econômico das mesmas tendo como objetivo inicial a diminuição dos custos. Na década de 70 as empresas buscavam cada vez mais aumentar a qualidade sem esquecer de diminuir os custos. Já na década de 80 o objetivo era diminuir custos, aumentar a qualidade e diminuir o tempo de processo. Em 80 e 90 a flexibilidade que

Relacionados