3333333333

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A visão de mundo é a maneira pela qual as pessoas interpretam o mundo em que vivem. É aprendida ao longo da vida e pode ser modificada por meio do conhecimento. Isso significa que não existe um modo único de compreendê-lo, basta relembrar os grandes pensadores da humanidade, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Kant, Max, Weber e vários outros, que sempre questionavam o mundo sob pontos de vistasdiferentes.
É muito importante ter a consciência de qual é a sua própria visão de mundo, bem como aperfeiçoá-la sempre, porque a forma como agimos depende, em boa parte, da maneira como pensamos.
É bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua visão sobre o mundo. Mas de qual mundo estamos falando? De um mundo que está em constantemudança e que requer das pessoas mais do que informação e conhecimento, requer que o ser humano saiba o que fazer com o conhecimento e tenha novas atitudes.
A mudança está cada vez mais acelerada e foi alavancada pela era industrial, quando a forca física do homem foi substituída pela máquina. Mais recentemente, são as tecnologias da informação e da comunicação (revolução tecnológica) que cumprem opapel de disparar as mudanças e de nos fazer repensar as relações entre as pessoas (interpessoais).
Foram atribuídos aos homens novos papéis: de criação, de aprender sempre, de iniciativa, de flexibilidade, de ética na convivência, de respeito a si, ao outro e ao meio ambiente, de versatilidade na busca de soluções para os desafios. Isto pode ser resumido pelos Pilares da Educação propostos pelaUnesco, que são: saber ser, saber aprender, saber conviver e saber fazer. É por meio da educação que os seres humanos conseguirão ler e traduzir esse novo mundo, além de se capacitar para responder corretamente a ele.
Como declara Silva (1996) entender o mundo, relacionar-se com os outros, transformar a si mesmo e a realidade são os maiores desafios da nossa existência.
Vivemos um momento detransição da sociedade do conhecimento para a sociedade da sabedoria ou consciência, na qual novos valores são importantes, como por exemplo, o resgate da espiritualidade, entendida como a “conduta das pessoas no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua independentemente de crenças” (Huppes e Oliveira, 2008).
Para finalizar, quando as pessoas evoluem moralmente, o que é possível umavez que moral e ética são adquiridas ao longo da vida, sua consciência, visão crítica e posicionamento sobre as coisas aperfeiçoam-se e, em conseqüência, a responsabilidade pessoal também (Vazquez, 2002). A partir do momento que você esta consciente de algo, se torna automaticamente responsável por ele. Qual é sua visão de mundo?
Visão de Mundo: é a maneira pela qual as pessoas percebem ouinterpretam o mundo em que vivem. Para o filósofo Immanuel Kant, visão de mundo significa a percepção do mundo e das artes por meio dos sentidos.
Consciência: atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade, senso de responsabilidade, estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, conhecimento, percepção imediata dos acontecimentos.
Dualidade: refere-se aos opostos que podemco-existir em uma mesma pessoa, objeto ou situações. Por exemplo: bem x mal; justo x injusto; vida x morte; bom x ruim; bom uso da tecnologia x mau uso da tecnologia.
Era industrial: época ou momento marcado pela revolução industrial, onde ocorreu a substituição da capacidade física do homem pela máquina.
Era pós-industrial: época ou momento cujas necessidades estão mais focadas na convivência,na estética, na competição e na auto-realização.
Era do conhecimento: época ou momento caracterizado pela preocupação com a formação das pessoas, desenvolvimento de habilidades e competências, está bastante ligada à educação e ao desenvolvimento. Mas, também pode ser entendida como uma etapa de evolução que prepara as pessoas para assumirem os desafios presentes e futuros na era da...
tracking img