329897960191

682 palavras 3 páginas
O Meio Ambiente e Suas Transformações - por Eugênio Müller.

Transformação e meio ambiente estão ligados de forma contínua e interdependente. O mundo está em constante mudança, nada é estático ou imobilizado, tudo está em transformação desde o começo dos tempos, há mais de 4,5 bilhões de anos. Foram as ininterruptas transformações que possibilitaram chegarmos onde estamos e asseguram a continuidade da vida na Terra.
Converter, modificar ou alterar são sinônimos de transformação, um movimento constante e essencial em nosso meio ambiente, executado pelos próprios ciclos naturais que ocorrem continuamente em nosso planeta. Mas existem outros significados para essa palavra que descrevem muito bem as nossas ações no mundo: transformação também pode significar desfigurar, disfarçar ou dissimular.
Interessante notar que uma simples palavra pode simbolizar tanta coisa e nos fazer refletir sobre nosso papel como cidadãos. Transformação é o que nós e o mundo fazemos o tempo todo, a diferença é que o planeta segue um ritmo natural e seguro, enquanto nós somos guiados pela nossas próprias limitações e muitas vezes por nossos defeitos e vícios.
Somos parte da Terra, seres vivos que compartilham os recursos naturais que nosso planeta gentilmente nos fornece. Deveríamos portanto seguir seus exemplos agirmos com bom senso para não atrapalhar as transformações que nosso meio ambiente promove para garantir nossa sobrevivência. Aí entra novamente a idéia de alterarmos comportamentos para buscar e alcançar o equilíbrio ambiental.
Depois de falarmos sobre ecologia, economia, cidadania ecológica, ecodesenvolvimento e tantos outros conceitos, está na hora de colocar a mão na massa e praticarmos as verdadeiras transformações internas, ou autotransformar nossas ações. Este movimento também pode ser entendido como nosso auto-aprimoramento, para vivermos em melhor sintonia com o meio ambiente.
Vamos começar pelo primeiro objetivo da cidadania ecológica, que é transformar boas idéias

Relacionados