327570010167

1925 palavras 8 páginas
AS VERTENTES DE
ÉMILE DURKHEIM

INTRODUÇÃO
Émile Durkheim teoria funcionalista, que dá atenção especial ao fato social em si juntamente com a visão voltada para a moral de cada indivíduo, esta necessária para que a sociedade funcione plenamente.
Não se pode aprofundar os estudos sobre a teoria funcionalista de Durkheim sem que primeiro se faça um breve comentário sobre a realidade em que ele vivia e quais eventos o marcaram, a ponto de fazer com que ele desenvolvesse uma nova forma de pensar a sociedade.

DESENVOLVIMENTO

BIOGRAFIA

Figura 1 - Émile Durkheim

Em 15 de abril de 1858 nascia David Èmile Durkheim, homem que viria a ser tornar o Fundador da Escola Francesa de Sociologia, órgão que combinava pesquisa científica com teoria sociológica, o que culminará com uma Sociologia da Educação.
Émile Durkheim viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino.
Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento.
Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Estudou as teorias de August Comte e Herbert Spencer, o que fez com que conferisse uma matriz científica às suas teorias.
Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudos sociológicos. No livro "Da Divisão do Trabalho Social" (1893), ele estabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo, onde cada parte funcionava como um

órgão biológico que agiria de forma dependente. Assim, numa sociedade "doente", que ele denominava de anomia, a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica.
No livro "As Regras do Método Sociológico" publicado em 1895, estabeleceu as bases para a sociologia como ciência. Em sua obra "O suicídio" (1897), avaliou que o maior nível de integração social estava

Relacionados