32624598756425

311 palavras 2 páginas
A pluralidade religiosa no Brasil

O Brasil é um país católico por natureza, vem demonstrando em seus últimos Censos populacionais que não é mais assim tão católico como antes. O surgimento e o grande crescimento de inúmeras igrejas evangélicas é uma realidade visível em todas as esferas da sociedade brasileira.Outro aspecto que merece destaque no campo religioso brasileiro é o de que a pluralidade religiosa no Brasil é um fato. Talvez por ser um fato tão facilmente observável, quando se fala de multiplicidade religiosa, não surpreendem.
Muito embora os aspectos econômicos e sociais sejam também responsáveis pelas mudanças religiosas, é importante ressaltar que, historicamente no Brasil, percebe-se, um distanciamento entre o catolicismo nominal, catolicismo praticante.
Uma questão que deve ser inicialmente considerada, não só as pessoas podem optar por uma outra religião, mas podem continuar optando por outras religiões. A opção religiosa pode ser comparada ao consumo de produtos nos dias atuais: a diversidade de mercadorias é tanta, que o ato de consumir está na própria experimentação. Ou seja,se as promessas de satisfação não forem cumpridas, o consumidor muda rapidamente de marca em busca dos resultados que ele deseja.
A liberdade religiosa que assistimos nos últimos tempos e a estruturação da sociedade moderna favorecem tanto o crescimento dessa pluralidade religiosa, quanto o abandono da religião formal.
As mudanças que temos assistido e observando no campo religioso brasileiro, devemos portanto, fazer uma observação mais criteriosa da pluralidade de crenças com suas peculiares mudanças, presentes nos contextos social, econômico e cultural do país.

Referências:
ANTONIAZZI, Alberto. As Religiões no Brasil Segundo o Censo de 2000. In: Revista deEstudos da Religião, Nº 2, 2003.

CAMPOS, Leonilso Silveira. Protestantismo brasileiro e mudança social. In: Sociologia da Religião e mudança Social: Católicos, protestantes e novos movimentos

Relacionados