325412589548558

1703 palavras 7 páginas
Allinny Espindola Matias
Ana Flavia Costa Silva
Camila Cristina dos Santos Galvão
Elaine Alexandrina de Oliveira

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Colégio Tableau
2014

INTRODUÇÃO

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética é um dos mais significativos do século no que se diz respeito a diagnósticos médicos por imagem. Permite imagens em duas ou três dimensões, de qualquer parte do corpo.
Ressonância Magnética é um fenômeno físico estudado há cerca de 50 anos. Consiste da troca de energia entre força periódica (ondas eletromagnéticas) e corpos em movimento. A condição para que aconteça o fenômeno da Ressonância é que a frequência das ondas eletromagnéticas seja exatamente igual à frequência de movimentos dos corpos. A técnica possui várias aplicações nas áreas da física, biologia e química. Fundamenta-se em três etapas: alinhamento, excitação e detecção de radiofrequência.

Conceito

Ressonância Magnética é um dos métodos de diagnóstico médico, mais modernos e precisos que existem nos dias de hoje, usado para se obter uma imagem seccional do interior do corpo. A visão magnética fornece aos médicos informações detalhadas, sobre a localização, tamanho e composição do tecido corporal a ser examinado. Como o próprio nome já diz, o procedimento é baseado em propriedades magnéticas encontradas nos átomos que constituem todas as substâncias, inclusive o corpo humano. A RM contém um scanner que produz um campo magnético muito forte, que emite sinais elétricos pelo núcleo atômico do tecido corporal, esses sinais são interceptados por uma antena circular ao redor do paciente.
A intensidade do sinal varia de acordo com o tipo de tecido. Um computador designa os sinais aos pontos correspondentes das áreas corporais em exame e transforma-as em imagens na tela.

Preparação para o Exame

Não é preciso

Relacionados