32286 37958 SocioeconomiaeGeopolitica

340 palavras 2 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Odontologia
Professor: Valdir Luiz Schwengber
Nome do estudante: Amanda Müller
Data: 12/04/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Resposta: As únicas potências capitalistas que foram capazes de manter a hegemonia política de seus Estados Nacionais e expandir o seu capital sem limites territoriais a todos os continentes foram: a Inglaterra no século XIX e os EUA na segunda metade do século XX. O movimento da Revolução Industrial dá força a Inglaterra que passa a dominar a Espanha e Portugal com a comercialização de seus bens produzidos, consequentemente outros Estados se endividam pra comprar.
Theodore Roosevelt liderou a cruzada armada contra os devedores em nome dos credores norte-americanos. Já Marc Ferro argumenta quer os EUA agiram diferente dos europeus.

Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20

Relacionados