322458652693

2079 palavras 9 páginas
A poluição da água é um problema muito preocupante no Brasil, para que você possa compreender melhor vamos fazer um resumo, por isso continue lendo este artigo. A água é o bem natural mais precioso que nós temos, todos os seres vivos dependem dela para viver, seja de forma direta ou indireta.
Atualmente devido a vários fatores, o planeta está começando a sofrer com a falta de água. Apesar de o Brasil apresentar uma maior disponibilidade de água doce em seu território em comparação com outros países, como na Europa em que a água é vendida engarrafada, ainda há escassez em algumas regiões.
Isso se deve ao fato de aproximadamente 60% da água superficial brasileira, a qual é a principal fonte de abastecimento de água no país, se concentrar na região norte, a menos habitada do país, onde chove grande parte do ano. Assim outras regiões onde há menor precipitação como a região semi árida nordestina, sofrem com a falta de água.
Já em outras regiões como as metrópoles e grandes cidades brasileiras que se situam próximas ao litoral, como no caso de São Paulo e Rio de Janeiro, onde se encontra a maior parte da população brasileira, a situação é diferente, pois há grande desperdício de água potável, assim como a poluição de rios, lagos e outros corpos de água e cuidado inadequado de seus mananciais.
Além do desperdício, hoje ainda há pessoas, especialmente aquelas que vivem em favelas próximas a rios e lagos, que jogam seu lixo na água. Os lençóis freáticos também são contaminados por componentes orgânicos gerados de lixo e cemitérios, vinhoto originado pela fabricação de açúcar e álcool, vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina, agrotóxicos e fertilizantes, rejeitos e aterros industriais.
Além disso, a indústria é uma das principais poluidoras das bacias hidrográficas brasileiras, seja pela deposição de dejetos na água ou mesmo alterando a temperatura da água, como as termoelétricas, por exemplo, que usam a água para resfriar seu maquinário e

Relacionados