3222131313311

1537 palavras 7 páginas
10 dicas para classificar, agrupar e sumarizar dados em SQL clique para votar
Veja neste artigo 10 dicas para classificar, agrupar e sumarizar dados em SQL, otimizando os resultados em termos de desempenho e organização. 0

Figura 1: 10 dicas para classificar, agrupar e sumarizar dados em SQL
Organizar dados de maneira significativa pode ser um desafio. Às vezes, tudo o que você precisa é de uma simples ordenação. Muitas vezes, você precisa de mais - você precisa de grupos que você pode analisar e resumir. Felizmente, a SQL oferece uma série de cláusulas e operadores para classificação, agrupamento e resumo de dados. As dicas a seguir irão ajudá-lo a discernir quando a classificar, quando agrupar, e quando e como resumir.
1. Ordenar com um tipo
Frequentemente, todos os seus dados precisam de ordem. A cláusula SQL “ORDER BY” organiza os dados em ordem alfabética ou numérica. Consequentemente, os valores semelhantes classificam-se juntos no que parece ser mais um grupo. No entanto, os grupos aparentes são um resultado de uma ordenação, não são verdadeiros grupos. ORDER BY exibe cada registro, enquanto que um grupo pode representar vários registros.
2. Reduzir valores semelhantes em um grupo
A maior diferença entre a classificação e agrupamento é esta: dados classificados exibem todos os registros (dentro dos limites de qualquer critério de limitação) e dados agrupados, não. A cláusula GROUP BY reduz valores semelhantes em um único registro. Por exemplo, uma cláusula GROUP BY pode retornar uma lista única de códigos postais de uma fonte que repete os valores:
Listagem 1: Exemplo de agrupamento
1
2
3
SELECT CEP
FROM Clientes
GROUP BY CEP
Inclua apenas as colunas que definem o grupo tanto no GROUP BY quanto no SELECT das listas de colunas. Em outras palavras, a lista resultante de SELECT deve coincidir com a lista do GROUP BY, com uma exceção: A lista do SELECT pode incluir funções de agregação (GROUP BY não permite funções agregadas.).
Tenha

Relacionados