32173 37634 AD Planejamento Economico 1

1307 palavras 6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento Econômico
Professor: Leandro Luís Darós
Nome do aluno: Diego de Souza
Data: 06 de maio de 2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1
Como nós vimos, as privatizações podem ser adotadas como uma estratégia de política industrial. Recentemente nós, brasileiros, passamos por esse processo e importantes estatais foram privatizadas. Qual sua opinião sobre essa estratégia? Escolha uma empresa ou setor e selecione indicadores antes e após a privatização para fundamentar sua resposta, entre 10 a 20 linhas. (5,0 pontos)

Resposta: As privatizações adotadas como estratégias de política industrial foram essenciais em prol de benefícios econômicos e sociais. Além das receitas obtidas com as privatizações conterem, mesmo que sensivelmente, o crescimento da dívida pública, as desestatizações proporcionaram melhorias, potencializou o setor privado nacional e aumentou o acesso a determinados produtos e serviços. Além disso, ocorreu também a redução do envolvimento do Estado na produção de bens e serviços, o que direcionou a ação estatal para aspectos mais relevantes à sociedade, tais como saúde e educação.
O setor de telecomunicações no Brasil antes das privatizações carecia de muitas melhorias, assim como o acesso da população a esse serviço era bem restrito devido aos elevados custos. Sem dúvida, a privatização desse setor foi essencial para ampliar a qualidade e o acesso. Com a abertura ao capital privado e, consequentemente, com a concorrência, acarretaram-se progressivas inovações tecnológicas, aumento de empregos e diminuição dos custos para se ter acesso ao serviço de telefonia. Atualmente é possível perceber essa evolução

Relacionados