3214589034

2736 palavras 11 páginas
MÚSICA: METODOLOGIA DE ENSINO

Acadêmico: Letícia Palinski Professor: Fernanda Chiamolera
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia – PED 0091
08/12/2012

RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo destacar a importância de utilizar a música como metodologia de ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Aborda de que forma a música pode contribuir e auxiliar no processo de ensino- aprendizagem. Discorre sobre uma prática efetiva da música como uma das metodologias de ensino a ser utilizada em sala de aula. A maior preocupação dos educadores é com o ensino e aprendizagem que deve ser prazeroso, assim a busca constante de artifícios para que nossas crianças tenham gosto pelo aprender. Tendo como objetivo central: utilizar a música na tentativa de tornar as aulas mais atraentes, produtivas e contribuir efetivamente na alfabetização e no letramento dos educandos. Sob a justificativa de que a música na sala de aula pode ensinar divertir, acalmar e unir os indivíduos.

Palavra-chave: Música; Alfabetização; Aprendizado.

1 INTRODUÇÃO

As metodologias de ensino procuram apresentar roteiros para diferentes situações didáticas, conforme a tendência pedagógica adotada pelo professor e pela instituição, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e apresente suas pesquisas nas demais atividades pedagógicas.

No início do trabalho é feito um breve levantamento sobre música e sua história, para em seguida apresentar questões que envolvem a música no processo de alfabetização.

O intuito desse trabalho é mostrar de que forma a música como método de ensino pode facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos, estimular o raciocínio, motivar e desperta nos alunos o senso crítico, o que facilita a assimilação dos conteúdos abordados e maior interesse pelas aulas, tornando o processo de ensino aprendizagem significativo.

Segundo Brito (2003) “A finalidade da intervenção pedagógica é contribuir

Relacionados