320967150183

771 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo descrever os tipos de conhecimento. O homem se move dentro de quatros níveis diferentes de conhecimento, conhecimento empírico, cientifico, filosófico e teológico.

1) O Histórico do método científico

A ciência, na condição atual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, as etapas posteriores. O homens de cada época utilizavam os resultados científicos das gerações anteriores e buscavam amplia-las buscando novos resultados. A ciência, nos moldes que se encontra hoje é relativamente nova, foi somente na idade moderna que ela adquiriu o caráter científico que tem atualmente. Entretanto desde o inicio da humanidade já se encontra os primeiros traços rudimentares de conhecimentos e de técnicas que construíram a futura ciência. A revolução cientifica propriamente dita ocorreu nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros. Não surgiu, porem do acaso. Toda descoberta ocasional e empírica de técnicas e de conhecimentos referentes ao universo, a natureza e ao homem – desde os antigos babilônios e egípcios, passando pela contribuição do espirito criador grego, sintetizado e ampliado por Aristóteles, e pelas invenções da época das conquistas – serviu para preparar o surgimento do método cientifico. (CERVO, ed. 2007, p.04)

Aos poucos os métodos experimentais foram aperfeiçoados e aplicados em novos setores, contribuindo para novas descobertas. No século XX, a ciência, com seus métodos objetivos e exatos, desenvolveu pesquisas em todas as frentes do mundo físico e humano, atingindo um grau de precisão surpreendente nos mais variados setores da realidade.

2) O Conhecimento e seus níveis

O que é conhecer? É a relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. COVER, Amado Luiz descreve o

Relacionados