31745903291

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia é o estudo dos fenômenos sociais, da interação e da organização social, a sociologia é importante para cada dia de nossas vidas, pois fornece instrumentos para entender asforças externas que regulam nossos pensamentos, percepções e ações.
A sociologia surgiu sob as condições de mudança associadas com: a) o declínio do feudalismo e o aparecimento docomércio, da indústria e da urbanização b) o movimento intelectual conhecido como Iluminismo, no qual a ciência e o pensamento laico sobre os mundos físico, biológico e social poderiam prosperar c) o choquetraumático e as mudanças sociais bruscas decorrentes da Revolução Francesa.
O nome sociologia foi proposto pelo pensador francês, Auguste Comte, que acreditava que a ciência da sociedadepoderia competir com as ciências naturais. Comte também sentia que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para reconstruir a sociedade de uma forma mais humana.Ëmile Durkheim adotou as ideias de Spencer, mas deu continuidade à tradição francesa de enfatizar a importância das ideias culturais para a integração da sociedade. Como Spencer, ele era umfuncionalista e acreditava que as leis da organização humana poderiam ser descobertas, mas acrescentou à teoria de Spencer a importância de se descobrir as causas e funções dos símbolos que buscamintegrar a sociedade.
O foco de Durkheim é a coesão da sociedade como um todo, o objetivo é integrar o indivíduo ao coletivo tendo como meio a solidariedade. Como o indivíduo não pode explicar asociedade, mas sim a sociedade explica o indivíduo, há a necessidade de situá-la historicamente, caindo-se então na dualidade da ordem tradicional que a regia e da ordem moderna que a rege.Na ordem tradicional a solidariedade era mecânica, o que unia os indivíduos em torno de um propósito de vida em conjunto eram as tradições, os costumes, a família e a religião, havia uma...
tracking img