31716018

388 palavras 2 páginas
Gêneros em sala de aula
A questão de gênero ao longo do processo histórico da humanidade era tratada como uma questão apenas de relacionar a diferença entre homens e mulheres, somente pelo sexo (masculino e feminino).
Após tantas conquistam obtidas pelas mulheres que antes só eram vistas como mães e esposas sem vontades próprias e sem direitos e muito menos profissões. O sistema educacional recebeu as mulheres que chegaram com sede de aprendizado e mudança; entendidos que a mulher para ser livre teria que apreender, para ter uma profissão e se sustentar e não mais viver à custa dos homens que dominaram muito tempo, por terem acendido ao ambiente profissional e dinheiro.
A revolução feminina causou uma revolução no sistema educacional, os métodos educacionais começaram a ser modificados, para que a questão de gênero fosse trabalhada de forma que viesse desmistificar toda e qualquer forma de preconceito e discriminação dentro de sala de aula.
O ambiente escolar é de grande importância para o desenvolvimento do caráter da criança , neste contexto de experiências podemos notar como se molda essa questão de gênero na escola.
Isto pode ser facilmente identificado através de situações que fazem parte das rotinas e passam despercebidas, como no caso das filas para meninos e filas para meninas, da designação de brinquedos para um e para outro, por meio de falas como: “Comporte-se, você é uma mocinha” ou “Nem parece um homenzinho chorando desse jeito”.
Os meninos são mais agitados e tem mais atitudes e as meninas são mais comportadas e dóceis . Os gêneros que parecem ser tão divididos em comportamento talvez só tenham essa divisão por conta de uma sociedade machista que admite atitudes mais liberais para meninos do que para meninas.
Por conta disso muitas vezes os meninos são mal avaliados por serem mais indisciplinados na escola.
Nos dias atuais as mulheres lutam muito para terem salários iguais aos homens que ainda tem vantagem salarial sobre a mulher. Porem as

Relacionados