31608 36856 GestaoFinanceiradeCurtoPrazo

767 palavras 4 páginas
lha

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Financeira de Curto Prazo
Curso: Administração
Professor: Gabriel Walter Gonzalez
Nome do estudante:
Data:

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A Contabilidade e a Administração Financeira são áreas que se inter-relacionam. Enquanto a primeira se preocupa com o registro do patrimônio da empresa, a Administração Financeira se utilizará dos dados contábeis e informações de mercado para a tomada de decisão. Diante disso, explique a diferença entre a perspectiva contábil e financeira para apuração do resultado da empresa. (2,5 pontos)

Existem diferenças entre as perspectivas contábeis e financeiras, na contabilidade usa-se o regime de competência, no passo que as finanças se concentram em fluxos de caixa, utilizando o regime de caixa.
Contabilidade – regime de competência: reconhece as receitas no momento da venda ( quer tenha recebido ou não) e as despesas quando realizadas. É pela contabilidade que se apura o lucro operacional, que é o lucro ou prejuízo da empresa, e se mede a rentabilidade das operações.
Administração Financeira – regime de caixa: reconhece as receitas e despesas quando ocorrem entradas e saídas efetivas do caixa. A administração financeira e a contabilidade diferem no que diz respeito à tomada de decisões. Assim a contabilidade se preocupa com a coleta e apresentação de dados financeiros, e a administração financeira analisam os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais e toma decisões, avaliando riscos e retorno.

2. Considere as seguintes informações sobre a empresa Floripa Ltda.:
- Aquisição de matéria-prima realizada em 01/08/2011, para pagamento em 03/09/2011.
- Estoque de produtos acabados vendidos

Relacionados