314289860116

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[
Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Planejamento, Programação e Controle de Produção
Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira







Ribeirão Preto / SP
2012

INTRODUÇÃO

Dentro de um projeto, uma operação deve operar continuadamente, o PPCP preocupa-se com isso, desde a produção, até o consumidor final. Planejamento e programação sãobem distintos, pois o primeiro está ligado a um maior horizonte de tempo (médio e longo prazos) enquanto o segundo preocupa-se mais com o curto e médio prazos. O fato de o médio prazo estar em uma conjunção é porque estes períodos dependem da estrutura organizacional de cada empresa para o planejamento bem como pelo tipo de produto fabricado.

O planejamento diz respeito às tarefas maisabrangentes, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Se separarmos esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de materiais, fica mais difícil dizer que se está programando uma compra, em vez de se estar planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.


Deixando esta semântica de lado, oimportante é mostrar uma visão abrangente do Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), termo que será utilizado para distinguir as diferenças entre o planejamento e a programação.


Veremos como o planejamento e controle da produção organiza seus órgãos para realiza suas operações de produção, e qual o processo adotado independente de lógica entre todas as etapas do processoprodutivo, desde o momento em que os materiais vêm do fornecedor até chegarem à expedição ou depósito de produtos acabados.

Que para a produção acontecer, devemos observar as entradas e insumos que vem proveniente dos fornecedores, e como ingressam no sistema de produção através do almoxarifado, e o tempo que ela fica sendo ali estocada até seu eventual uso na linha de produção. Como a produçãoprocessa e transforma estes materiais e matérias-primas em produtos acabados, os quais são estocados no depósito até sua entrega aos clientes e consumidores. Notaremos a linha estreita existente entre o almoxarifado, a produção e o depósito, e o que gera caso haja alteração entre eles e as conseqüências destas influências sobre os demais, e que o bom funcionamento do sistema de produção, exige ajuste ebalancear os três subsistemas entre si. Eles devem funcionar no mesmo compasso, obedecendo ao ritmo. Que um gerenciamento e monitoramento de todas as atividades envolvidas nestas relações são necessários a execução de um planejamento e controle de produção.
E entenderemos aonde se encontra o estoque na empresa, como funciona seu espaço, e tempo de espera em que fica aguardando sua finalidade oufinalização e suas despesas. E como a administração dos estoques procura manter os níveis de estoque dentro de limites adequados às necessidades da empresa e às demandas do mercado.


PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para aação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

SLACK et al. (1997) definem que planejamento e controle da produção como sendo a atividade de se decidir sobre o melhor emprego dos recursos deprodução, assegurando assim, a execução do que foi previsto. O mesmo autor também define o planejamento como atividade que garante que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como devido. Isto requer que os recursos estejam disponíveis:

Na quantidade adequada;
No momento adequado;
No nível de qualidade adequado.

Planejamento, no sentido mais amplo, é conceituado por...
tracking img