312615970132

1496 palavras 6 páginas
UNIFIAN
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Introdução:

O estudo tem por finalidade analisar filosofia nos dias de hoje e suas contribuições na Educação do século XXI.

1- A Natureza da Filosofia e seu ensino.

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.1 Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.

Embora com essa definição da Filosofia, ainda temos dificuldade para entender com profundidade até porque ela não tem um fundamento concreto. O que é necessário que fique claro em nossa mente, é que a filosofia nos abre um campo de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia.

Considerando que o homem é o objeto da filosofia, este, desde que nasce, está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.

Portanto podemos considerar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos. Filosofar é refletir sobre nosso saber, é questionar sobre nosso conhecimento.

A filosofia tem a intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar os questionamentos do homem, que normalmente não é do interesse da classe dominante da sociedade, posteriormente poderá ter perigo pela verdade dita.

Como vivemos sob influência das telecomunicações, redes sociais , fazendo com que as pessoas não se interessem por

Relacionados