30844 115605 1 PB

9234 palavras 37 páginas
Revista Economia & Tecnologia (RET)
Volume 9, Número 1, p. 117-136, Jan/Mar 2013

A economia brasileira e as mudanças estruturais pós anos 1980: novo paradigma, novas instituições ou novo desenvolvimentismo?
Octavio Augusto Camargo Conceição*

Resumo: Este texto será dividido em 5 seções. Nas primeiras duas seções será feita uma breve discussão teórica acerca do papel da mudança tecnológica e institucional nas abordagens neo-schumpeterianas e institucionalistas, respectivamente. O objetivo será explicitar o nexo de convergência entre ambas as abordagens, demonstrando que constituem um amplo e fértil campo de pesquisa sobre crescimento econômico. Na terceira seção será apresentada uma breve avaliação da evolução da economia brasileira ao longo das últimas três décadas, buscando identificar as principais mudanças estruturais, quais sejam, mudanças tecnológicas e institucionais, que ocorreram ao longo do período. Na quarta seção será feita uma breve avaliação da relação entre o conceito de “novo desenvolvimentismo” com a abordagem teórica proposta. Por fim, estabelecer-se-ão algumas considerações.
Palavras-chave: Economia Brasileira; Institucionalismo; Evolucionismo
Classificação JEL: B25, B52, E60

______
*

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor associado da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço eletrônico: octavio@ufrgs.br

ISSN 2238-4715 [impresso]
ISSN 2238-1988 [on-line]

www.ser.ufpr.br/ret www.economiaetecnologia.ufpr.br 117

Octavio Augusto Camargo Conceição

1 Introdução
Poucos períodos da história recente do Brasil foram palco de tão profundas e complexas transformações como as que transcorreram ao longo das últimas três décadas. Atravessou-se, desde o final dos anos de 1970, um período de uma profunda crise econômica, associado a um processo inflacionário sem precedente na história do País, que exigiram uma drástica correção de rumo. Tal correção, apesar de lenta e, às vezes,

Relacionados