30739120/20

284 palavras 2 páginas
A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NA SOCIEDADE

Comenta-se com frequência a respeito de algumas programações produzidas pela televisão brasileira. Os campeões de audiência são as telenovelas e os reality shows como Big Brother, A fazenda e Casa dos artistas, contudo, fica evidente que o objetivo primordial dessa indústria é vender produtos e serviços apresentando um
“mundo ideal”, gerando consequentemente consumidores dependentes e alienados.

O modismo domina a televisão brasileira, se alguma emissora inventar uma programação que atraia, no entanto, centenas de milhares de espectadores, os concorrentes logo apelarão para a coisa igual ou parecida, não importando o conteúdo e a qualidade, mas o faturamento, como é o caso dos reality shows.

Parte de tudo isso está diretamente relacionado ao comodismo, à falta de conhecimento, e, sobretudo, ao progresso tecnológico, que torna os produtos cada vez mais sofisticados através dos meios de comunicação de massa. Infelizmente esse é o estereótipo da sociedade moderna, pessoas consumistas e alienadas, sem capacidade alguma para desvendar certas ideologias contidas nos meios de comunicação de massa. É necessário que se tenha senso crítico para selecionar melhor aquelas informações que realmente sirvam para agregar algum valor à vida das famílias, não perdendo a noção de que o entretenimento serve apenas enquanto tal, e não para transmitir uma verdade absoluta capaz de guiar as pessoas no dia a dia. Afinal, até quando essa sociedade vai continuar sendo influenciada pela mídia como um povo formado por “neobobos” e imbecis?

JOSÉ EVERALDO RODRIGUES FERREIRA
Graduando em direito pelo IDP - instituto brasiliense de direito público

Relacionados