30602 LivroMetodosAgeis Capitulos1a3 ManifestoAgilHistoriaScrum

12842 palavras 52 páginas
Parte I

Métodos Ágeis

1
O Manifesto Ágil
ALEXANDRE GOMES, RENATO WILLI E SERGE REHEM

O Manifesto Ágil é a pedra fundamental do conteúdo deste livro. Apesar de não ser anterior a todas as metodologias e práticas vistas, este documento sintetiza as questões básicas do chamado Movimento Ágil.

XX

1.1 HISTÓRICO
Durante anos, a Engenharia de Software inspirou-se em processos de manufatura para a consolidação de seus métodos de trabalho. Nascida na segunda metade do século XX, buscou em setores emergentes da indústria da época grande parte das teorias e dos métodos de produção. Em especial, o campo automobilístico, em ampla ascensão industrial, teve importante papel para a constituição da nova indústria de TI. Graças ao modelo de produção em série de Henry Ford, altamente inspirado por Frederick Taylor, todo o pensamento tradicional da ciência do desenvolvimento de software desenrolou-se com intenso foco na padronização de componentes e processos e na mecanização do movimento.
Já em meados dos anos 90, começaram a surgir processos alternativos de desenvolvimento de software, em resposta àqueles tradicionais, considerados excessivamente regrados, lentos, burocráticos e inadequados à natureza da atividade. Esses novos processos foram apelidados de “leves” (lightweight), em oposição aos anteriores, “pesados” (heavyweight).
Em comum, ambos são baseados em desenvolvimento iterativo, no qual requisitos e soluções evoluem pela colaboração entre equipes auto-organizadas e cross-funcional (pessoas com diferentes expertises). Encorajam frequente inspeção e adaptação, uma filosofia de liderança, alinhamento entre o desenvolvimento e os objetivos das empresas ou dos clientes e um conjunto de boas práticas de engenharia que permitia entregas rápidas e de alta qualidade.
Essas metodologias só passaram a ser chamadas de ágeis após 2001, quando um grupo de 17 especialistas (veja o Quadro 1 a seguir) se reuniu na estação de ski Snowbird, em Utah, nos Estados Unidos, para discutir

Relacionados