303977710108

2630 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LEIDIANE LAVINA SOUZA. RU: 942598
MARTA GOMES ROCHA BARBOSA. RU: 299001
SOLANGE MARIA PESSOA. RU: 928151

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL MATERIAIS DIDÁTICOS

SANTO ANDRÉ
2013
INTRODUÇÃO
A disciplina de Pesquisa e Prática Profissional: Materiais Didáticos tem como objetivo orientar e auxiliar o estudante do curso de Pedagogia na compreensão sobre vários aspectos que envolvem sua formação. Um desses aspectos está relacionado à pratica profissional para sua formação docente, pois esta quando vinculada à pratica docente, apresenta uma perspectiva de princípio educativo e formativo, visando, assim concepção de ensino e aprendizagem que determina sua compreensão dos papeis de professor e aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos a serem trabalhados. A discursão dessas questões é importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que subjazem à atividade de ensino, na busca de coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que se faz. Tais práticas se constituem a partir das concepções educativas e metodológicas de ensino que permearam a formação educacional e o percurso profissional do professor promoção do ensino por meio da pesquisa.
A sociedade contemporânea está marcada por inúmeras transformações que influenciam todas as áreas do conhecimento e principalmente a área da educação. Ao falarmos da área educacional, reportamo-nos à preparação do profissional para o novo contexto social, ou seja, à formação de professores.
A pesquisa é um instrumento enriquecedor do trabalho do professor, e consequentemente refletirá no processo de ensino-aprendizagem pois ela está inserida nas atividades cotidianas do contexto escolar. Através da pesquisa é possível conhecer e descobrir diferentes recursos e matérias a serem utilizados como motivadores da aprendizagem, incentivando a busca de novos conhecimentos.
Justino (2011, p. 29) Demo (2003, p.

Relacionados