30395770821

320 palavras 2 páginas
Georges-Eugène Haussmann

Georges-Eugène Haussmann (1809-1891) foi um advogado, funcionário público, político e administrador francês. Nomeado prefeito de Paris por Luis Napoleão III, tendo o título de “Barão”, foi o grande remodelador de Paris, cuidando do planejamento da cidade, durante 17 anos, contando com a colaboração de arquitetos e engenheiros renomados da Paris da época. Barão Haussmann foi considerado o primeiro urbanista moderno. Haussmann planejou uma “cidade nova”, modernizar Paris que mantinha uma estrutura medieval, modificando parques parisienses e criando outros, construindo vários edifícios públicos, como a L’Opéra. Melhorou também o sistema de distribuição de água e ampliou a rede de esgotos, e em 1861 iniciou a instalação dos esgotos entre La Villette e Les Halles, supervisionados pelo engenheiro Belgrand.(p.92)
O principal objetivo da reforma urbana idealizada por Haussmann para Paris, é o de liberar o tecido urbano para facilitar manobras militares. A grande transformação da cidade ocorre em um terço do tecido da cidade sobre a idéia da grande expansão.
O Foco principal é a melhoria da circulação, o acesso rápido a toda a cidade como visão estratégica, estabelecendo uma imagem geral de modernidade.Esta mudança de imagem envolve tambem a questão da insalubridade. Para isso são eliminados bairros considerados degradados, as ruas são arborizadas e recebem sistema de iluminação.
A antiga cidade medieval, com traçado orgânico e ruas estreitas, é cortada por grandes eixos e contornada por um anel viário. São criadas praças com monumentos que servem com “cenário”. São criados vários boullevard e um novo elemento urbano, o carreforu ( rotatória).
Essas intervenções regularizam o traçado não aproveitando o existente, transfigurando a cidade.

Fontes: Livro História da Cidade, Leonardo Benevolo. http://www.arquitetandoblog.wordpress.com/2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges-Eug%C3%A8ne_Haussmann

Relacionados