3032233290141

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História e história da educação
Produzimos nossa cultura a partir dos conhecimentos absorvidos e dos conhecimentos passados, muitas vezes de gerações á gerações ou com a construção do novo no nosso cotidiano formando assim cada ser a sua cultura. Com a história da educação, construímos o nosso saber através do conhecimento adquirido pelo educador, baseando-se em culturas diversas que cada povotransmite a este educador, compreendendo o saber de cada cultura, este educador tem a capacidade de transmitir para seus alunos as experiências vivenciadas pelos seus intercessores, agindo de maneira inteligente na transmissão dos seus conhecimentos mostrando para seus alunos a diversidade em entender o ser humano.
Para conhecermos a cada cultura é necessário, buscar conhecimentos para anecessidade vivenciada por ela, reconstruindo assim o passado, relatando, portanto, os fatos ocorridos em cada época da nossa cultura mantendo assim a preservação da memória.
Todavia mostrando também as variações que ocorreram ao longo do tempo com a cultura, podemos dizer que falar de historia nada mais é que recontar ou reviver os fatos ocorridos e vivenciados por cada cultura ou cada século passado.Na civilização Micênica, por exemplo, iniciavam-se as primeiras lendas ou historias dos deuses gregos, sofisticando sua cultura grega pela difusão artística e pelo avanço político que percebia a mulher com igualdade, diferente de Homero que não havendo prova concreta sobre sua existência, muitos historiadores e pesquisadores não chegaram a um entendimento definitivo se ele existiu ou não, ele foium poeta que misturava em suas histórias a lenda com a realidade, recebendo assim, portanto o titulo de pai da historia. Homero, com sua investigação, preocupou-se em abordar as modificações no tempo, procurando fazer uma descrição dos fatos, abordando os grandes acontecimentos extraordinários a fim de que estes não fossem esquecidos, fazendo um relato verbal sobre a sua própria vida e a vida deoutras pessoas, começou seu livro referindo a si mesmo sempre na terceira pessoa. Mostrando para os historiadores que o acompanhavam que sua história sempre tinha muito a ensinar dando exemplo com sua maneira de se conduzir politicamente, moralmente e religiosamente.
Portanto as novidades dessa verificação e relatos históricos dos fatos feitos por Heródoto, não se firmou na Antiguidade e na IdadeMédia, o que ficou foi a percepção e compreensão platônica aristotélica de um mundo imóvel, em que se procurava um conjunto de todos os astros com tudo que nele vivia ou existia o que não fincava a história mostrando, portanto, que se fazia um relato a mais na condescendência dos fatos narrados na historia.
Com estes estudos refletimos e percebemos que história na nossa concepção nada mais é queuma maneira para fazermos uma reflexão de como vemos e pensamos sobre o mundo, mostrando para nós uma percepção visual de tudo que está presente no mundo e no ser humano. Para os gregos o universo sublunar está entre a terra e a órbita da lua e o supralunar é, portanto o que está superior à lua, mostrando a permanência das idéias universais sobre a qualidade transitória do conhecimento dos fatosparticulares.
Outra tendência que fincou dos conhecimentos da antiguidade foi o entendimento da história como agitação do ciclo periódico ao explicar a elevação e o declínio e a renovação dos regimes políticos, relatando assim o regime Monárquico que se abastarda com a Tirania, forma de governo pela qual o chefe do poder governava com poder ilimitado representando, portanto, a vontade do povo e aAristocracia, onde quem exercia o poder geralmente eram grupos de grandes proprietários de terra. Sobretudo com o tempo este regime descamba para a forma de governo estabelecida pelo governo centrado, muitas vezes em pequenos grupos constituídos geralmente pela nobreza de classe de famílias ricas passadas de gerações a gerações, causando indignação e revolta do povo. Nasce então a Democracia,...
tracking img