3 Tipos de dominação legitima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso:Administração Pública
Disciplina:Comunicação e Redação

O Estudo de Marx Weber,os 3 tipos puros de dominação Legítimas

Questão 1 :
Para Weber,dentro da sociedade é preciso que haja elementos que detenham o poder ou que possuam formas de autoridades legitimamente reconhecidas, e elementos que não detenham o poder para a manutenção da ordem social.Essa muitas vezes se dá devido àsinúmeras formas de interesses, sejam eles nas suas mais variadas formas.Entretanto,para que seja respeitada,é necessária à adoção de mecanismos que possibilitem a sua eficiência e que garantam a execução de suas ordens, mecanismos estes que geralmente se apresentam sob a forma de equipes de apoio.
Mas a dominação difere das relações de poder em geral por apresentar uma tendência a se estabilizar, aprocurar manter-se sem provocar confrontos. As relações de dominação dentro de uma sociedade se caracterizam por buscar formas de legitimação, de serem reconhecidas como necessárias para a manutenção da ordem social.

Questão 2 :
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA:

A dominação existe quando há uma parcela da sociedade que se submete às vontades de uma parte desta ou à um homem,emespecífico,por algum motivo de força maior ,vendo claramente que um lado manda e o outro odedece. Existe a subordinação de uns ao poder de outros.As relações de dominação são necessárias, para a manutenção da ordem social.Segundo estudos apresentados por Max Weber, existem três tipos puros de dominação legítima, que são:Dominação Legal que segue regras segundo uma lei, um estatuto, que é aceito portodos os integrantes. O grupo dominante é eleito e o quadro administrativo é nomeado pelo mesmo. O tipo de funcionário é aquele de formação profissional, que é contratado, com pagamento fixo, com direito a promoção conforme regras fixas. O funcionário inferior é subordinado ao funcionário superior. O tipo de quem ordena é o “superior”, cujo seu direto de ordenar,está pré-fixado no estatuto.ComoExemplo podemos observar as relações internas de uma empresa,onde os funcionários são subordinados a seus superiores e todos obedecem a normas internas.
O segundo tipo apontado por Weber é a Dominação Tradicional,no qual predomina a dominação patriarcal.Praticamente é a estrutura familiar doméstica,onde o Pai é o “senhor” e o resto de sua família lhe devem obediência. Sua família normalmente faz partedo “quadro administrativo”. Obedece-se ao senhor por fidelidade, hábito. O costume já está enraizado na sociedade. Todos os integrantes inteiramente dependente do senhor e não existe nenhuma garantia contra o seu arbítrio.Os servidores estão em seus cargos por privilégio ou concessão do senhor. A hierarquia é frequentemente abalada pelo privilégio.
E por último a Dominação Carismática onde nestetipo de dominação a relação é dada pela crença dos subordinados,nas qualidades quase sobre-humanas do “líder”, essas podem ser dons sobrenaturais, a coragem, a inteligência,heroísmo entre outros.Neste caso,o superior é considerado o “Mestre” e quem obedece é o “apóstolo”. Obedece-se ao líder somente enquanto suas qualidades excepcionais são vistas e provadas. Se não o consegue,sua dominação podeser contestada.O caos mais comum desse tipo é encontrado nas relações entre Deuses e seus fiéis,vistos mais claramente em igrejas,templos,religões em geral.

Questão 3 :
De acordo com Weber,existe uma diferença entre líder eleito e funcionário eleito e dependerá da sua atitude perante ao quadro administrativo e aos súditos,conforme qualidades individuais.Para esse,exercerá um papel de mandatáriodo eleitores,agindo conforme suas vontades,enquanto para aqueles,será responsável exclusivamente perante a ele mesmo,agindo de acordo com o seu próprio arbítrio,para então aspirar à confiança dos eleitores.

Questao 4 :

O Estado era o elemento fundamental para prover as condições para a ordem perfeita e a lei o instrumento para a racionalização desta.Este,através de um contrato social,...
tracking img