3 Funções metabólicas do fígado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO 3
FUNÇÕES METABÓLICAS DO FÍGADO

Sua unidade funcional básica é o lóbulo hepático, que está construído em torno da veia central. Os sinusóides são espaços entre as placas de célulashepáticas. Placas formadas pelas células de Kuppfer, que são célula gigante (macrófagos), e os hepatócitos, que possuem a função metabólica.
O fígado apresenta diversas funções entre elas:
-Filtração e armazenação do sangue;
- Realiza vias metabólicas de proteínas, carboidratos, lipídeos, hormônios e drogas;
- Formação da bile;
- Armazenação de vitaminas lipossoluveis (A,D,E e K), além deferro (Fe) e cobre (Cu);
- e a Formação de fatores de coagulação, e do sistema fibrinolítico.

Como reservatório sanguíneo:
Possui uma grande capacidade de armazenamento, e é passível deexpansão. Quando há uma volemia excessiva, o fígado trata de armazenar uma maior quantidade de sangue. E quando há uma redução volêmica, o fígado é capaz de fornecer uma quantidade extra do sanguearmazenado. Esse sistema auxilia para certas cardiopatias.

Metabolismo dos carboidratos:
O fígado é o responsável pelo armazenamento da maior fonte de energia do organismo, o glicogênio. Transformadiversos composto químicos, glicose, lactose, frutose, resíduos de aminoácidos, piruvato e oxaloacetato, em glicogênio através da glicogênese, e armazenando-o nos hepatócitos. E quando o organismo precisade energia o fígado realiza a glicogenólise para quebrar o glicogênio em glicose, e dispensá-la na circulação sanguínea. Portanto, o fígado se torna um importante órgão no controle da glicemia,realizada por meios intrínsecos, mas controlado por fatores de controle extra-hepáticos, insulina, glucagon, adrenalina, cortisol e tiroxina.
Metabolismo de proteínas:
É responsável pela desaminaçãode aminoácidos, para que possam ser utilizados na produção de energia, e para a síntese de carboidratos e gorduras. Remove a amônia que é tóxica, produzida pelo processo de desaminação e pelas...
tracking img