3.1 INIBIDORES DE TRASCRIPASE REVERSA E PROTEASE

3028 palavras 13 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

HIV
Componentes:

Belo Horizonte, xx de outubro de 2014
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3
2ALVO MOLECULAR 3
3TRASCRIPTASE REVERSA E PROTEASE 3
3.1INIBIDORES DE TRASCRIPASE REVERSA E PROTEASE 3
3.2MEDICAMENTOS INIBIDORES DA TRASCRIPTASE REVERSA 3
3.3INIBIDORES NUCLEOTÍDEOS DA TRANSCRIPTASE REVERSA 4
3.4INIBIDORES NÃO-NUCLEOSÍDEOS DA TRANSCRIPTASE REVERSA DO HIV 5
4INIBIDORES DA PROTEASE 5
5REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1 INTRODUÇÃO
A AIDS é a doença infecciosa, que foi descoberta nos EUA, em 1981, É caracterizada por uma imunodeficiência severa, infecções oportunistas, neoplasia e um resultado fatal. A AIDS não tem cura e já matou cerca de 20 milhões de pessoas desde o início da epidemia (BRITO et al., 2001).
A doença é causada pelo vírus HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana), que compromete o funcionamento do sistema imunológico, impedindo-o de executar sua tarefa de proteger o organismo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus e parasitas) e contra células cancerígenas (BRITO et al., 2001).
Para haver a transmissão, o líquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isso pode acontecer durante a relação sexual, ao se compartilhar seringas, agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, no momento do parto e até durante a amamentação (BRITO et al., 2001).

2 ALVO MOLECULAR
As células-alvo do HIV expressam marcador de superfície celular CD4, e o passo inicial do ciclo replicativo viral ocorre com a ligação da proteína gp120 do envelope viral com a molécula de CD4 da célula-alvo. Após essa interação inicial, a alça V3 da gp120 torna-se exposta e apta à ligação com co-receptores (receptores de citocinas), principalmente CCR5 e CXCR4 5. Após estas interações, ocorre fusão das membranas celular e viral, processo mediado pela gp41. O nucleocapsídeo viral penetra no citoplasma celular, liberando o RNA do

Relacionados