2TRAFICO DE PESSOAS PARA EXPLORACAO SEXUAL corrigido 2

2259 palavras 10 páginas
TRÁFICO DE PESSOAS PARA EXPLORAÇÃO SEXUAL

RESUMO: O presente artigo aborda aspectos relevantes sobre o tráfico de pessoas para fim de exploração sexual, traçando um panorama histórico, desde sua origem ate os dias atuais, analisando sua estruturação, causas e consequências. Busca-se ponderar à legislação brasileira vigente, bem como as medidas governamentais de prevenção e punição da prática. Ressalta-se que esta prática apesar de antiga, perdura ate hoje com dimensões cada vez maiores, permitindo que por vezes seja chamado de escravidão.

Palavras-chave: Tráfico de Pessoas. Exploração Sexual. Escravidão.

1 INTRODUÇÃO

O tráfico de pessoas é uma realidade mundial, com grande incidência nos países subdesenvolvidos. O descaso dos governantes e o alto lucro garantido facilitam a prática, impedindo que os casos sejam solucionados. Consequentemente, seres humanos são iludidos, escravizados, mutilados, estuprados, entre outras atrocidades que, acabam por gerar agraves danos físicos e psicológicos. Em casos extremos cometem suicídio.
Em uma sociedade globalizada, faz-se necessário um esforço por intermédio da união de vários países para que juntos, tomem medidas internacionais mais precisas e eficazes de combate ao crime, porque uma única nação não conseguirá nenhum resultado satisfatório devido às proporções atuais do tráfico.
Nesta esteira, o segundo capítulo trata da evolução histórica e da definição do tema abordado.
O capítulo subsequente procurou relatar as causas do tráfico e o seu custo em âmbitos globais, busca-se explanar os principais países na atuação desse crime, assim como seus danos a nação.
O quarto capítulo ressalta a atuação dos agentes nesta prática delitiva, analisando o agente ativo e o passivo, bem como os danos causados a vítima.
No quinto capítulo analisou-se a ocorrência desta prática no Brasil, bem como a atuação das autoridades em reprimi-lo.
Por

Relacionados