2Gen Tica Humana 2014 1

1188 palavras 5 páginas
PLANO DE ENSINO

CURSO: Psicologia
SÉRIE: 2º Semestre
DISCIPLINA: Genética Humana
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 Horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 Horas

I - EMENTA

Principais distúrbios de desenvolvimento de etiologia genética sob os pontos de vista da genética molecular, da citogenética e da genética clínica. Caracterização de distúrbios genéticos monogênicos, multifatoriais e aberrações cromossômicas. Perspectivas do emprego do conhecimento genético no tratamento de determinadas doenças e a importância da atuação do psicólogo enquanto profissional atuante na melhoria da qualidade de vida de afetados por essas doenças.

II - OBJETIVOS GERAIS

Desenvolvimento de conceitos que permitam ao aluno incluir, de modo seguro, parâmetros de ordem biológica/genética na formulação de hipóteses sobre a natureza de fenômenos humanos, assim como na tomada de decisões adequadas no estabelecimento de orientações que sua futura vida profissional venha a requerer.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades:

Identificar as principais características clínicas dos distúrbios genéticos e hereditários de maior incidência populacional, bem como reconhecer os fenômenos genéticos associados a estes distúrbios.
Priorizar explicações derivadas de investigações científicas no campo da Genética na avaliação de casos clínicos, especialmente naqueles que envolvam danos cognitivos, evitando a possibilidade de erros e distorções advindos do uso do senso comum.
Identificar casos clínicos que mereçam orientação genética específica.
Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos.
Fazer uso de informações levantadas em meios convencionais e eletrônicos na elaboração de textos originais com um propósito definido e de apresentações orais.
Efetuar uma leitura crítica e consciente para articulação dos fenômenos genéticos e

Relacionados