2anoGyn Quimica Willian Lista05

2980 palavras 12 páginas
Lista isomeria plana
01. (UECE) Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e, posteriormente, para a nomenclatura de outros compostos.
Assinale a alternativa cujos hidrocarbonetos são constituídos de moléculas diferentes.

A seguir estão representadas estruturas moleculares de alguns fixadores e óleos essenciais:

Fixadores
O

civetona

a)

O
b)

muscona

c)

Óleos essenciais
d)
02. (UFG GO) A estrutura apresentada a seguir ilustra a molécula do n-pentano.

CHO

aldeído sintético

CHO

Quando essa molécula é exposta a uma radiação ionizante, as ligações carbono-carbono são rompidas, gerando fragmentos de hidrocarbonetos.
Com base no exposto, responda:
a) Considerando-se o rompimento das ligações entre os carbonos 1 e 2 e entre os carbonos
2 e 3, escreva os fragmentos gerados e suas respectivas massas.
b) Escreva as fórmulas estruturais planas de dois isômeros da molécula do n-pentano.
03. (UFT TO) Os perfumes são constituídos basicamente de três componentes: solvente, fixador e fragrância. O solvente serve de veículo para aumentar a dispersão do aroma. A fragrância costuma ser um óleo essêncial extraído de plantas ou obtido por síntese no laboratório. Os fixadores têm a função de retardar a libertação do aroma.

CHO

geranial

neral

Analisando as estruturas propostas é CORRETO afirmar: a) Considerando as interações intermoleculares, os fixadores por serem cetonas, apresentam essencialmente interações do tipo dipolo-dipolo, consequentemente não interagem com os óleos essenciais, pois são aldeídos.
b) Moléculas tipo civetona e muscona realizam interações intermoleculares com aldeído sintético, geranial e neral, atuando como fixadores. c) nenhuma das estruturas apresentadas acima possui atividade óptica.
d) existe entre o

Relacionados