29568748881

2782 palavras 12 páginas
Importância da Avaliação de desempenho na gestão de pessoas

Nos últimos tempos, devido ao grande crescimento tecnológico a gestão de pessoas desenvolveu esse crescimento globalizado, tem feito com que a cada dia que passe, o ser humano se cobre mais. Já no cenário corporativo a exigência é ainda mais forte, pois o objetivo é sustentar a vantagem competitiva no mercado. No contexto competitivo, qualquer que seja a organização, os resultados devem ser apresentados com rapidez e solidez, não importando os objetivos que sejam perseguidos. Negociar, mencionar e atuar sobre a performance dos colaboradores é uma maneira importante de garantir a competitividade, funciona como uma ponte entre a expectativa do empregador quanto ao preenchimento de um cargo ao desempenho real do empregado.
Tem como vantagem a facilidade de planejamento e construção do instrumento de avaliação e também na simplicidade e facilidade de compreensão e utilização desta ferramenta. O método de formulação de questionário ou tipo de avaliação muda de acordo com a necessidade da organização. Seja ela uma organização sem fins lucrativos, bancos, instituições publicas, empresas privadas, etc.
Diversos métodos são aplicados nas organizações para realizar as avaliações de desempenho. A avaliação de desempenho é importante tanto para a empresa quanto para o empregado, pois a empresa passará a conhecer seu pessoal, e podendo extrair dele um melhor e maior rendimento; e o empregado, conhecendo as suas qualidades e pontos fracos, ficará mais seguro quanto ás suas chances de carreira na empresa. O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o "homem" que está dentro da organização, através da maior ou menor eficiência no trabalho. Toda empresa que efetuar este procedimento deve ter consciência de que esse treinamento não se findará antes de dois ou três anos. A cada nova avaliação o supervisor irá

Relacionados