295678750159

515 palavras 3 páginas
Resenha bibliográfica-Livro de Tito

Podemos verificar em Tito 1:1 que em 66 d.C. o apóstolo Paulo escreve uma epístola a Tito provavelmente de Nicópolis em Epiro (Macedônia) já que Paulo vivia imbuído em muitas viagens missionárias, no entanto não se pode afirmar de forma autentica. O propósito da carta também conhecida por Epístolas Pastorais foi de instruir Tito a respeito das qualidades do obreiro e dos lideres da Igreja, bem como alertar a Tito sobre a reputação população de Creta, que era uma população nativa e formada por judeus que desconheciam Jesus, (Tito 1:12) e também incentivar Tito na fé.
Consideremos alguns pontos chaves desta epístola Paulina: Versículos
Tito 1:5 "A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí”.
Tito 1:16: "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra."
Tito 2:15: "É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze."
Tito 3:3-6: “Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres”. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus nosso Salvador.
Resumo:
Mediante a este cenário Paulo sente o peso do resgate de almas para o Reino de Deus, instrui e incentiva a Tito que prossiga sempre buscando um caráter irrepreensível junto a Igreja e demais obreiros atuantes em seu ministério.
Paulo enfatiza a vigilância quanto os judeus, pois os mesmo pregavam as virtudes e

Relacionados