295473050132

3135 palavras 13 páginas
Desenho técnico
Andrew S. Tanenbaum, “Organização
Estruturada de Computadores”, 5a Ed.,
Pearson, 2006.

Evolução histórica dos microprocessadores e dispositivos programáveis.

A crescente evolução do mercado de circuitos eletrônicos é visível. Um exemplo para esta afirmação é o mercado mundial, influenciado drasticamente pela produção de componentes eletrônicos nos países chamados de tigres asiáticos e no vale do silício. Pode-se citar alguns pontos na história da eletrônica que foram marcantes para sua evolução: a invenção da válvula, a criação dos transistores, a evolução para circuitos integrados e a construção de microprocessadores. Porém, muitos autores citam que a verdadeira virada no mercado eletrônico do século XX foi a criação dos circuitos de aplicação específica e o aperfeiçoamento do hardware reconfigurável dos Dispositivos Lógicos Reprogramáveis (Programmable Logic Device - PLD).
Para muitos projetos de hardware, o custo da prototipação impedia a construção de sistemas confiáveis, fazendo com que máquinas fossem desenvolvidas e distribuídas com alguns defeitos, sendo estes descobertos de forma drástica por usuários, resultando em um aumento no custo de utilização. A promessa da computação reconfigurável é um “hardware virtual”, podendo emular vários sistemas complexos de forma transparente ao usuário.
O potencial de crescimento de atividades relacionadas ao PLD num futuro próximo é muito grande. A automatização dos processos industriais é cada vez mais intensa, e ao longo dos próximos anos, simplificará e acelerará ainda mais todo o ciclo de desenvolvimento de projetos, em velocidade impressionante.

CAPÍTULO 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 - Microcontrolador

Um microcontrolador (MCU) é um computador em um chip, contendo um processador, memória e periféricos de entrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos PCs).

Relacionados